ITIL & Cobit

Duração do curso

40 Horas

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Taxa do curso

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Descrição

Este treinamento oferece uma introdução detalhada aos conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, conforme o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Além disso, o curso prepara para a certificação ITIL V4 Foundations, que oferece uma base para avançar em cursos intermediários ou avançados na ITIL V4 Expert.

Objetivo do Curso

Ao término deste curso, o participante será capaz de:

  • Identificar os princípios e conceitos chave de Gerenciamento de Serviço de TI.
  • Identificar os benefícios da implementação do ITIL em uma organização.
  • Compreender os processos de Gerenciamento de Serviço e como mapeá-los no Ciclo de Vida do Serviço.
  • Identificar as atividades e papéis envolvidos no Ciclo de Vida do Serviço e seu relacionamento com outros componentes.
  • Reconhecer fatores que afetam a eficácia do Ciclo de Vida do Serviço.

Pré-requisitos do Curso

Não há pré-requisitos formais para o curso de ITIL V4 Foundations, mas é recomendável que os participantes possuam experiência em Serviços de TI. Recomendamos também a realização do curso COBIT Foundation e do curso PMP Foundations do PMI posteriormente.

Programação do Curso

1. Introdução ao ITIL V4

  • Introdução ao cenário e desafios da TI
  • História e evolução do ITIL®
  • Comparativo ITIL® V2 x V3
  • Esquema de certificação profissional

2. Gerenciamento de Serviço como uma Prática

  • Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.

3. Ciclo de Vida do Serviço

  • Estrutura, escopo, componentes e interfaces do ciclo de vida do serviço
  • Papel da Governança de TI no ciclo de vida

4. Estratégia do Serviço

  • O que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores
  • Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro
  • Adoção de ferramentas na automação de serviços

5. Desenho do Serviço

  • A importância dos 4Ps no Desenho de Serviço
  • Processos: Gerenciamento de Nível de Serviço, Catálogo de Serviço, Capacidade, Disponibilidade, Continuidade de Serviço, Fornecedor
  • Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de Serviço

6. Transição de Serviço

  • Processos: Gerenciamento de Mudança, Configuração e Ativo de Serviço, Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento
  • Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço

7. Operação de Serviço

  • Processos: Gerenciamento de Incidente, Evento, Cumprimento de Serviço, Problema, Acesso
  • Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativos, Operações de TI, Instalações
  • Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço

8. Melhoria Contínua de Serviço

  • Modelo PDCA
  • Modelo de Melhoria de Serviço Continuada
  • Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada

9. Tecnologia e Arquitetura

  • Simulados para Certificação ITIL V3 Foundations
  • Dicas para a realização do exame de certificação ITIL V3 Foundations

Sobre o COBIT 5

O COBIT 5 oferece as melhores práticas em governança de TI, abrangendo desde os princípios-chave até as práticas para a melhoria contínua. O curso prepara os participantes para o exame de certificação COBIT 5 Foundation, fornecendo uma compreensão dos processos de TI e seu alinhamento com os objetivos empresariais.

Quem se beneficiará com este curso?

  • Profissionais que desejam alcançar a certificação COBIT 5 Foundation.
  • Aqueles que querem adquirir conhecimento sobre o COBIT 5 ou melhorar a Governança de TI em suas organizações.

O que é Governança de TI?

Governança de TI envolve liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustente e expanda as estratégias e objetivos da organização, além de prever o valor que a TI pode gerar para a empresa.

O que é o COBIT 5?

COBIT 5 é uma framework de governança de TI que integra boas práticas e padrões, com ênfase em governança e gestão de TI corporativa. Ele ajuda as organizações a maximizar o retorno sobre investimentos em TI, alinhando TI aos objetivos estratégicos da organização, enquanto gerencia os riscos de forma eficaz.

Diferenças entre COBIT 4.1 e COBIT 5

  • COBIT 5 integra práticas e processos do COBIT 4.1, Val IT e Risk IT em uma única estrutura.
  • Novos princípios sobre governança de TI e maior foco nos facilitadores (antes chamados de recursos).
  • Cinco novos processos de governança e um novo modelo de referência de processos.
  • Uma nova abordagem para avaliação da capacidade de processos baseada na norma ISO/IEC 15504.

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