ITIL & Cobit
Duração do curso
40 Horas
Início do curso
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Taxa do curso
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Descrição
Este treinamento oferece uma introdução detalhada aos conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, conforme o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
Além disso, o curso prepara para a certificação ITIL V4 Foundations, que oferece uma base para avançar em cursos intermediários ou avançados na ITIL V4 Expert.
Objetivo do Curso
Ao término deste curso, o participante será capaz de:
- Identificar os princípios e conceitos chave de Gerenciamento de Serviço de TI.
- Identificar os benefícios da implementação do ITIL em uma organização.
- Compreender os processos de Gerenciamento de Serviço e como mapeá-los no Ciclo de Vida do Serviço.
- Identificar as atividades e papéis envolvidos no Ciclo de Vida do Serviço e seu relacionamento com outros componentes.
- Reconhecer fatores que afetam a eficácia do Ciclo de Vida do Serviço.
Pré-requisitos do Curso
Não há pré-requisitos formais para o curso de ITIL V4 Foundations, mas é recomendável que os participantes possuam experiência em Serviços de TI. Recomendamos também a realização do curso COBIT Foundation e do curso PMP Foundations do PMI posteriormente.
Programação do Curso
1. Introdução ao ITIL V4
- Introdução ao cenário e desafios da TI
- História e evolução do ITIL®
- Comparativo ITIL® V2 x V3
- Esquema de certificação profissional
2. Gerenciamento de Serviço como uma Prática
- Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.
3. Ciclo de Vida do Serviço
- Estrutura, escopo, componentes e interfaces do ciclo de vida do serviço
- Papel da Governança de TI no ciclo de vida
4. Estratégia do Serviço
- O que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores
- Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro
- Adoção de ferramentas na automação de serviços
5. Desenho do Serviço
- A importância dos 4Ps no Desenho de Serviço
- Processos: Gerenciamento de Nível de Serviço, Catálogo de Serviço, Capacidade, Disponibilidade, Continuidade de Serviço, Fornecedor
- Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de Serviço
6. Transição de Serviço
- Processos: Gerenciamento de Mudança, Configuração e Ativo de Serviço, Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento
- Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço
7. Operação de Serviço
- Processos: Gerenciamento de Incidente, Evento, Cumprimento de Serviço, Problema, Acesso
- Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativos, Operações de TI, Instalações
- Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço
8. Melhoria Contínua de Serviço
- Modelo PDCA
- Modelo de Melhoria de Serviço Continuada
- Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada
9. Tecnologia e Arquitetura
- Simulados para Certificação ITIL V3 Foundations
- Dicas para a realização do exame de certificação ITIL V3 Foundations
Sobre o COBIT 5
O COBIT 5 oferece as melhores práticas em governança de TI, abrangendo desde os princípios-chave até as práticas para a melhoria contínua. O curso prepara os participantes para o exame de certificação COBIT 5 Foundation, fornecendo uma compreensão dos processos de TI e seu alinhamento com os objetivos empresariais.
Quem se beneficiará com este curso?
- Profissionais que desejam alcançar a certificação COBIT 5 Foundation.
- Aqueles que querem adquirir conhecimento sobre o COBIT 5 ou melhorar a Governança de TI em suas organizações.
O que é Governança de TI?
Governança de TI envolve liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustente e expanda as estratégias e objetivos da organização, além de prever o valor que a TI pode gerar para a empresa.
O que é o COBIT 5?
COBIT 5 é uma framework de governança de TI que integra boas práticas e padrões, com ênfase em governança e gestão de TI corporativa. Ele ajuda as organizações a maximizar o retorno sobre investimentos em TI, alinhando TI aos objetivos estratégicos da organização, enquanto gerencia os riscos de forma eficaz.
Diferenças entre COBIT 4.1 e COBIT 5
- COBIT 5 integra práticas e processos do COBIT 4.1, Val IT e Risk IT em uma única estrutura.
- Novos princípios sobre governança de TI e maior foco nos facilitadores (antes chamados de recursos).
- Cinco novos processos de governança e um novo modelo de referência de processos.
- Uma nova abordagem para avaliação da capacidade de processos baseada na norma ISO/IEC 15504.
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